Grupos de Trabalho


PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO
GT01 - ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Quais são os caminhos para que a produção coletiva, sob os princípios e tipologias da Economia Popular e Solidária, conduza ao Desenvolvimento Local Solidário e, assim, à justa distribuição de um Bem Viver? Pretende-se, a partir desta questão, reunir pesquisadores, extensionistas e experiências produtivas ou organizativas que pensem concepções de Desenvolvimento Local que, diferentemente da perspectiva hegemônica tradicional, privilegiem a construção, ou reconstrução, de relações identitárias, orgânicas, que traduzam a cultura, o cotidiano, o entorno geográfico, os saberes e valores populares.
Sessão 1

Os desafios do trabalho coletivo, Economia Popular e Solidária e o Desenvolvimento Local
Do global ao local - a trajetória do cooperativismo: um caso do município de São Felipe/BA – Mateus Marcos Souza de Morais (UEFS-BA)
Economia Popular e Solidária a partir de Associações Rurais e suas contribuições no Desenvolvimento Local no município de Nova Fátima-Bahia - Ricardo Cunha da Silva; Ozileide Matos Moreira (UEFS-BA)
Associativismo, economia solidária contra hegemonia: discutindo o movimento associativista no cenário rural luzense  - Nilmar dos Santos Silva (Faculdade do Sertão Baiano – Monte Santo/BA)
A liderança solidária compartilhada no contexto de uma central de cooperativas de catadores - Robinson Henrique Scholz (UNISINOS-RS)
Relato de experiência da Coopercoisas -Cooperativa Mista da Agricultura Familiar da Região de Iporá – GO
Relato de experiência da Cooperativa Costurando Ideias – Coopercid (Salvador-BA)
Sessão 2

Desenvolvimento Local
e Economia Popular e Solidária
O sujeito da economia popular e o desenvolvimento local: análise a partir do Plano de Desenvolvimento Integrado de Feira de Santana (1968)” - Cléo Emidio dos Santos Lima (UEFS-BA)
Grupo de consumo: articulando produtores e consumidores no território do recôncavo - Mayara Santiago do Carmo, Ana Georgina Peixoto Rocha (UFRB-BA)
Innovación y responsabilidad social: premisas del desarrollo local sostenible - Jusmary G. Arencibia; Mirlena R. Piedrahita (Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas – Cuba)
Turismo de Experiência e economia solidária: uma análise para desenvolvimento local em Canindé de São Francisco - Laura Almeida Calazans (UFSE- SE)
Relato de Experiência da FLASKO sob o controle dos trabalhadores (Campinas, SP)
Sessão 3

Finanças Solidárias
Cooperativa de crédito de Serrinha: laços financeiros  na luta contra a pobreza - Daniele Silva de Jesus; Janúzia Souza Mendes (UNEB-BA)
Banco Comunitário: estudo de caso na Comunidade Popular do Sítio Matias em Feira de Santana (BA) - Rosenir B. Santos Sena (FTC-Feira de Santana-BA)
A ação dos Fundos Rotativos Solidários na Bahia e a conquista de recursos públicos: avanços e desafios - Simaia Barreto (UFBA-BA)
Sistema nacional de comércio justo: bases teóricas   José F. G. Rodríguez; Rilton G. B. Primo (Universidade Juárez Autónoma de Tabasco – Mexico/CEALA)
Praxeologia cambiaria en la república de cuba:  famílias y administradores solidarios - Rilton G. B. Primo; José F. G. R.odriguez (CEALA/Universidade Juárez Autónoma de Tabasco – Mexico)
Relato de Experiência do Banco Jardim Botâncio Muçubank (João Pessoa, PB)
Relato de Experiência da  Pensart – Grupo  de geração de renda do Projeto Vencer Juntos (Aracati, CE)
Sessão 4

A mulher e a Economia Popular e Solidária 1
Marisqueiras: mulheres guerreira em busca da valorização do trabalho, na cidade de Valença–BA - Aline de O. Andrade; Ana Lícia de S. Stopilha (UNEB-BA)
As mulheres e desenvolvimento local: a experiência do grupo Cultarte - Helaine Pereira de Souza; Francisca de Paula Santos (UFBA-UNEB-BA)
Uma análise do trabalho nos empreendimentos solidários formados por mulheres - Ivanice Cerruci ; Maria de F. S. Aranha; Eliene G. dos Anjos (UFRB-BA)
O empoderamento da mulher através da economia solidária enquanto alternativa para emprego e renda - Amanda S. da Silva ; Bianca B. Oliveira (UESC-BA)
Economia popular e solidária na Bahia: a mulher frente à gestão de empreendimentos coletivos - Ana Regina Messias (UEFS-BA)
Relato de Experiência do Grupo Maria Marisqueira (Valença, BA)
Relato de Experiência da AMAV - Associação de Mulheres Artesãs do Bairro Aviário (Feira de Santana, BA)
Sessão 5

A mulher e a Economia Popular e Solidária 2
Uma análise sobre economia solidária, economia de cuidados e desigualdade de gênero - Liziany Cerqueira Santos (UEFS-BA)
Reflexões a propósito da economia solidária no território de cidadania Velho Chico -BA a partir de associações de mulheres rurais: desafios e perspectivas para autonomia - Maria Ângela Silva Alves,  Heron Ferreira de Souza,  Davi Silva da Costa, Mônica da Silva Carmo, José de Jesus Cruz (UNEB-BA)
Relações de gênero: análise de transformações observadas no núcleo familiar a partir de atividades nas cantinas solidárias da UEFS – projeto cantina solidária - Marcela Prest; José Raimundo de Oliveira Lima (UEFS-BA)
Associativismo, economia solidária e movimento de mulheres trabalhadoras rurais no território do sisal: dialogando com a experiência da AMMTRAFAS, do município de Santaluz-BA - Nilmar dos Santos Silva; Ana Claudia Valverde dos Santos (Faculdade do Sertão Baiano – Monte Santo-BA)
Economia popular e solidária como possibilidade de desenvolvimento socioeconômico para mulheres: a experiência da Cooperede no interior da Bahia - Ozileide Moreira ; Ricardo Matos Cunha da Silva (UEFS-BA)
Relato de Experiência de Mulheres Guerreiras da Associação Comunitária Rural de Vila Feliz (Distrito de Tiquaruçu, Feira de Santana, BA)
Relato de Experiência de Grupo Produtivo de Mulheres da Associação de Pequenos Agricultores Nova Esperança (Distrito de Jequiriçá, Valença, BA)
Sessão 6

Desenvolvimento local, diversidade cultural, Economia Popular e Solidária
E quem carrega o tabuleiro da baiana? - André Luis Ferreira Da Silva (CIAGS-UFBA-BA)
Métodos e tecnologias a serviço do desenvolvimento territorial e comunitário de quilombos - Leonardo de Souza Polli  (UEFS/UFBA-BA)
Produção associada, saberes e bem viver: múltiplos olhares a partir da produção da vida material e imaterial em comunidades e povos tradicionais de Mato Grosso - Ana Paula B. de Monlevade, Camila Emanuella P. Neves, Edson Caetano, Iorim R. da Silva, Janaína S. da Costa (UFMT-MT)
Economia solidária e feminina: o caso das beijuzeiras da Tapera - Andréa Santos; Fabiana Santos (UFBA/UFRB)
Território litoral sul da Bahia e desenvolvimento da economia solidária - Guilherme Couto Paternostro Neto (FTC-Itabuna – BA)
Relato de Experiência de Cooperativa do Vale do Amanhecer (Coopavam) (Juruena – MT)
Sessão 7

Desenvolvimento Local, Economia Popular Solidária e o espaço rural
O lápis e a enxada: a construção de uma prática e um saber para um novo paradigma na agricultura - Carlos Schmidt; Gladis Kalil; Cristiane Giaretta; Matias Köhler; Rafael Braga (UFRGS-NEA-RS)
Juventude rural e participação social: implicações acerca da participação do jovem no campo e na economia solidária - Eduardo M. Ferraz; Renata Siviero (UEMG-MG)
Economia solidária e desenvolvimento local-Fazenda Nova Canaã, Irecê-BA - Leonardo A. P. Vitorio; Medson J. da Silva; Jonielson R. Vieira (CESOL/Irecê-BA)
Uso da tecnologia de informação para gestão dos empreendimentos solidários da agricultura familiar - Mônica Cristine S. Vaz , Bethânia Ávila Rodrigues , Alcione Lino de Araújo , Leomara Battisti Telles ,Juliana Vitorio M. Bittencourt (Univ. Tecnológica Federal do Paraná- PR)
A fuga das abelhas”: alerta sobre um possível “colapso da colônia” e impacto na economia do território de Irecê - Rayane Reinaldo Santiago; Renata Silva de Jesus; Medson Janer da Silva (CESOL-Irecê-BA)
Relato de Experiência de Rede Morrinhos (Guanambi, BA)
GT01 - PÔSTERES
Autor(a)
Título
Acsa Rebeca G. de Oliveira; Thamires de M. Menezes Santos; Lillian Maria de M. Alexandre (UFSE-SE)
O papel das comunidades tradicionais de Santa Luzia do Itanhy/SE : economia solidária, sustentabilidade e a relação com o turismo de base comunitária no litoral sul/sergipano
Aline de J. C. Oliveira (Univ. Est. de Montes Claros – MG)
O papel da pastoral da criança como agente de desenvolvimento humano na cidade de Montes Claros
Davi M. Leite; José Raimundo O. Lima (UEFS-BA)
Capitalismo dependente na América Latina: uma possibilidade de superação na perspectiva do desenvolvimento local
Dominique Santana Cerqueira; Daniele Coutinho da Silva (UEFS-BA)
Extensão universitária como contribuição ao desenvolvimento local em comunidades de Água Fria, Capim Grosso e Monte Santo, Bahia
Fredson Rodrigues de Araujo (UNEB – BA)
Apropriação do espaço e a prática social da comunidade negra de Varzea do Uruçú no município de Serrolândia-Bahia
Irlan F. dos Santos; Eliene G. dos Anjos (UFRB-BA)
A contribuição dos empreendimentos econômicos solidários na geração de postos de trabalho e renda do Recôncavo Baiano
José Franco de Azevedo (UFSE-SE)
A importância do capital cultural no desenvolvimento local: um estudo dos agricultores familiares do município de Nossa Senhora da Glória, SE
Lucivania S. Moura e José Raimundo O Lima (UEFS-BA)
Projeto plantas ornamentais: uma parceria entre a  agricultura  familiar e economia solidária no contexto  das  cantinas da Universidade  Estadual de Feira de  Santana – BA
Margarete S. dos Santos; Daíse de J. Ferreira (UEFS-BA)
O artesanato como alternativo de trabalho e renda na Associação dos Artesãos de Santo Estevão – AASE
Nayanna Reis; Maurício Oliveira (MOC-BA)
Juventude e economia solidária: uma análise sobre a participação e inserção dos jovens nos empreendimentos de economia popular solidária no Brasil
Renaildes Cintra; Rebeca Santana; Jossel Santos (UEFS-BA)
Desigualdades sociais e pobreza na RMS: um estudo sobre a economia popular e solidária como mecanismo de erradicação
Rilton Primo; Alexandre Rocha; Geraldo Henrique dos Santos (CEALA)
Núcleo Oeste da Bahia de Experimentos em Economia Popular Solidária, Criativa e de Desenvolvimento Local
Sidélia Luiza de Paula Silva (UNICAMP-SP)
Finanças solidárias: uma perspectiva histórica
Valdeir Vieira dos Santos; Elias Machado da Silva; Prof. orientador Dr. Wodis Kleber Oliveira Araujo (UEFS-BA)
Diagnóstico da diversidade dos cultivos agrícolas e perfil dos agricultores de Santo Estevão: um estudo de caso sobre desenvolvimento rural 
Vinícius Moisés R. Semião; Viviane Castro (UFSE-SE)
Economia solidária: uma estratégia de organização econômica para o turismo de base comunitária
Vitor Garcia Stoll, Simone Siilva Alves, Quelen Colman Espinola (Univ. Federal do Pampa – RS)
Os desafios atuais das redes de cooperação fronteiriças do extremo sul do Brasil
GT02 - INCUBAÇÃO DE INICIATIVAS DA ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA: PROCESSO EDUCATIVO DE TRABALHO EM ESPAÇOS POLITICO-PEDAGÓGICO
O objetivo deste Grupo de Trabalho é reunir pesquisadores, extensionistas e experiências produtivas ou organizativas que vivenciem ou reflitam acerca do processo de incubação enquanto espaço educativo-dialógico-político de organização da classe trabalhadora na perspectiva de uma outra Economia, que priorize as ações em redes de produção associada e o trabalho coletivo em tipologias como cooperativas, outras sociedades não empresariais, associações ou grupos informais.
Sessão 1

Incubação como processo educativo de trabalho em espaços politico-pedagógico: aspectos metodológicos
Metodologia de acompanhamento a empreendimentos associativos: a experiência do núcleo de estudos em cooperação/UFFS/Laranjeiras do Sul/PR - Cristina Sturmer dos Santos; Raoni Azerêdo ; Débora Coelho  Pedro Ivan Christoffoli (Universidade Federal da Fronteira Sul – PR)
A economia popular solidária como objeto basilar do processo educativo na fronteira sul do Brasil -
Simone Silva Alves; Vitor Garcia Stoll; Quelen Colman Espíndola (UNIPAMPA-RS)
Incubadora de iniciativas da economia popular solidária: o que temos a aprender? - Paloma Amorim de Brito; José Raimundo Oliveira Lima (UEFS-BA)
Metodologia participativa: tecendo uma rede solidária - Kátia Aparecida Oliveira dos Santos; Alessandra B. Azevedo (UFRB-BA)
Processo de Incubação do grupo solidário da cantina solidária II - Ana Clarice Rocha da Silva (UEFS-BA)
Relato de Experiência de REDE GPR - Rede de Grupos de Produção e Resistência (Bahia e Sergipe)
Sessão 2

Incubação como processo educativo de trabalho em espaços politico-pedagógico: experiências 1
Os desafios da gestão financeira nas iniciativas de economia popular e solidária: um estudo de caso a partir do projeto cantina solidária II na UEFS - Libania Araújo Silva (UEFS-BA)
Os dilemas e os desafios enfrentados no processo de organização coletiva em assentamentos do MST: uma experiência na INCUBA da UFRB - Eliene Gomes dos Anjos; Vivânia Santos de Jesus ; Murilo; César Figueredo Virginelli (UFRB-BA)
Os meandros da economia solidaria dos trabalhadores numa proposta de extensão universitária. Um relato de alguns projetos em andamento - Vanderson Carneiro; Roberto Mendoza  (UFPB-PB)
Economia solidária e extensão universitária: um caminho para troca de saberes Sérgio Luiz Winkert; Hayrton Francis Ximenes; William Pedro Vicentini Jessica Esquivel Acordi (UNIOESTE-PR)
Agricultura familiar e economia solidária: por uma produção mais saudável nas cantinas solidárias UEFS - Angélica Correia Lopes; José Raimundo Oliveira Lima (UEFS-BA)
Relato de Experiência de ESSAS-Economia Solidária Sustentável na America Latina (Ceará, Maranhão e São Paulo)
Sessão 3

Incubação como processo educativo de trabalho em espaços politico-pedagógico: experiências 2
A extensão universitária como ferramenta de apoio à inclusão produtiva de empreendimentos solidários -
Joelcy Jose Sá Lanzarini; Dimas de O. Estevam; Júlia Constante Pereira; Gabriel Preuss Custódio (UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense-SC)
Experiências extensionistas do programa de ações em economia solidária da UNESC - Joelcy José Sá Lanzarini; Marina Constante Pereira; Dimas de Oliveira Estevam, Marina Constante Pereira (UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense – SC)
Economia solidária: estudo de viabilidade econômica na organização coletiva - Sara da Silva Araújo, José Raimundo Oliveira Lima (UEFS-BA)
Estudo de viabilidade econômica e a gestão democrática no espaço solidário ecolanches - Almir Cléydison Joaquim da Silva; Jaciara Gomes Raposo, Wanessa Costa Santos (UFPB-PB)
A tecnologia social e a educação popular como instrumentos base no desenvolvimento do trabalho administrativo do Programa Incubadora de Iniciativas da Economia Popular E Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana – IEPS/ UEFS: uma experiência para além do trabalho burocrático - Liz da Silva G. Conceição; Lucivania S. Moura (UEFS-BA)
Relato de Experiência de Pastoral da Criança (Feira de Santana, BA)
Relato de Experiência de Polo de Produção Cultural e Desenvolvimento Social – Cooperativa Polo Monte Zion (Porto Seguro, BA)
Sessão 4

Incubação como processo educativo de trabalho em espaços politico-pedagógico: experiências 3
Diseño de un modelo de desarrollo cooperativista en economías populares y solidarias, basado en la experiencia de la cooperativa el salinerito de la ciudad de Guaranda - Edgar Jiménez-Bonilla (Univ. Católica de Santiago de Guayaquil – Ecuador)
Economia solidária e desenvolvimento local: uma reflexão a partir das ações da incubadora baiana de empreendimentos econômicos solidários – IBEES, entre 2009 e 2010 - José Vicente de Oliveira Soares (SESOL-SETRE-BA)
O processo educativo de incubação do projeto cantina solidária: o caso da Coopermasol - Patrícia G. Costa ; Edinusia M. C. Santos (UEFS-BA)
O dinheiro como vetor de contaminação dos alimentos: um estudo nas cantinas solidária I e VII da UEFS - Geisiane dos Santos Silva; José Raimundo Oliveira Lima  (UEFS-BA)
Preocupações com a contaminação alimentar: uma avaliação dos produtos comercializados na “cantina solidária” da UEFS - Wesley Freire dos Santos; José Raimundo Oliveira Lima  (UEFS-BA)
Relato de Experiência de Associação Flores da Terra (Itanhém, BA)
Relato de Experiência de Associação Comunitária Viver para Servir (Distrito de Tiquaruçu, Feira de Santana, BA)
GT02 - PÔSTERES
Autor(a)
Título
Ana Lícia de S. Stopilha; Aline de O. Andrade, Helena P. Bastos (UNEB-BA)
Instituições solidárias: construindo saberes e conceitos através da vivência coletiva
Betânia Silva Bastos; Flávia Almeida Pita (UEFS-BA)
A Agricultura Familiar no contexto das feiras livres de Feira de Santana- Bahia: por uma parceria com as iniciativas da Economia Popular e Solidária
Fábio Luís S. Costa; Dayane L. Pinto; Janaine I. da S. Rocha; Alessandra B. Azevedo; Alessandra N. Caiafa (UFRB-BA)
Feira da Sapucaia: Experiência de construção coletiva em Cruz das Almas, BA.
Liz da Silva Guimarães Conceição (UEFS-BA)
Educação Popular e Economia Popular e Solidária: um diálogo contra a dicotomia e em favor da mediação entre os saberes popular e científico.
Luzani dos Santos Santana; Aline dos Santos Rocha; Tatiana Pacheco Rodrigues (UFRB-BA)
Cantinas solidárias: formação em boas práticas de fabricação de alimentos
Sérgio Luiz Winkert; Hayrton Francis Ximenes; Jessica Esquivel Acordi; William Pedro Vicentini (UNIOESTE – PR)
Vivência na comunidade de Superagui: uma parceria entre ÍNDIOS/Unioeste e ITCP/UFPR
Thamiris Felipe Rosa ; Danilo Malta Ferreira (UFSCAR-SP)
Sistematização de 17 anos da Incubadora Universitária de Cooperativas Populares: estudo de caso da ITCP-USP
GT03 - SOCIEDADE, ESTADO, ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA
A Economia Popular e Solidária, apesar das dimensões que já ocupa e do contingente potencial de trabalhadores que pode atingir, ainda é uma economia considerada periférica que emerge de reações adversas às imposições do capitalismo globalizante. Suas práticas mantêm intensa relação com aspectos locais da cultura, do ambiente, dos arranjos sociais e políticos, assim como estão a exigir a construção de estratégias de educação e políticas públicas específicas, que vão na contramão do modo hegemônico de produzir, circular e dividir os bens resultantes do trabalho humano. Qual o papel que assume o Estado neste contexto? O objetivo deste Grupo de Trabalho é, assim, reunir pesquisadores, extensionistas e experiências produtivas ou organizativas que tragam à reflexão as relações entre Economia Popular e Solidária e as instituições políticas, políticas Públicas, a Administração Pública, o Direito (marco legal da Economia Popular e Solidária, pluralismo jurídico, meios de solução de conflito e Economia Popular e Solidária).
Sessão 1

Sociedade, Estado, Economia Popular e Solidária 1
Uma economia social solidária -  Daiane Lima de Oliveira Daltro; Tainara Carvalho Novais  (UNEB-BA)
“Recicla UFJF”: uma experiencia de interação entre sociedade e universidade por meio da extensão - Maria Helena Rodrigues Gomes ; Ana Lívia de Souza Coimbra; Luciana Holtz; Sergio Marcos de Ávila Carvalho Negri (UFJF – MG)
Ingressantes no cooperativismo em Capinópolis: quem são os novos atores da economia solidária? - Cibele da Silva Souza , Flander de Almeida Calixto , Hilano José Rocha de Carvalho (Univ. Federal de Uberlândia – MG)
A economia popular solidária e a política de resíduos sólidos na região metropolitana de Belo Horizonte  - Carlúcia Maria Silva (UEMG-MG)
A política de economia solidária no fortalecimento dos terreiros de candomblé, na Região Metropolitana de Salvador - Sueli Santos Conceição ; Sérgio Francisco de Sales (UESC-BA)
O reciclar-se no “lixo”- Renata Siviero Martins (UEMG-MG)
Relato de Experiência de Rede de Horto de Plantas Medicinais e Litúrgicas – RHOL (Salvador, Lauro de Freitas, Itaparica, Dias d’Ávila, Camaçari, BA)
Relato de Experiência do Projeto de Educação Ambiental do licenciamento de petróleo e gás na Bacia de Campos - Fortalecimento da Organização Comunitária – PEA-FOCO (São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, RJ)
Sessão 2

Sociedade, Estado, Economia Popular e Solidária 2
A trajetória da Cáritas no fortalecimento da economia popular solidária no Brasil - Andressa de S. S. Ferreira; Cleiton Agnelo P. São João (UESC- BA)
Neoinstitucionalismo: a participação social na relação estado versus movimento de economia solidária - Gustavo Moura de Oliveira (UNISINOS-RS)
Ações de fortalecimento dos territórios rurais do Recôncavo da Bahia, do Vale do Jiquiriçá e do Portal do Sertão: a experiência do NEDET/UFRB - Tatiana Ribeiro Velloso; Philippe Jean Louis Sablayrolles, Raul Lomanto Neto; Daciane de Oliveira Silva (UFRB-BA)
Economia solidária no estado do Espírito Santo: a realidade do município de Cariacica - Ricardo Roberto Behr; Rosiani Oliveira Pereira; Rubens Patrocínio Senna; Nayara Rodrigues Bernardes (UFES-ES)
Apoio a redes de economia solidária: reflexões à luz da experiência desenvolvida no Estado da Bahia - João Pereira Oliveira Júnior, Tatiana Araújo Reis; José Vicente de Oliveira Soares, Graciela Regines de Paula Nascimento Santos e Ana Rosa Santos Barbosa (SESOL-SETRE)
Economia solidária: investigação em periódicos nacionais - Bethânia Ávila Rodrigues , Alcione Lino de Araújo , Leomara Battisti Telles , Mônica Cristine S. Vaz , Juliana Vitória M. Bittencourt (Univ. Tecnológica Federal do Paraná- PR)
Relato de Experiência de Feira Produtiva (Feira de Santana, BA)
Sessão 3

Sociedade, Estado, Economia Popular e Solidária: políticas públicas de educação
Diálogos entre economia popular/solidária e agroecologia: percursos formativos na educação profissional - Henrique Oliveira de Andrade (IFBA-Seabra, BA)
Contribuições de cooperativas educacionais no ingresso ao nível superior: o caso da Coopeise - Danylla Silva de Jesus ;Janúzia Souza Mendes (UNEB-BA)
Contribuições e Possibilidades das Políticas de Educação do Campo para o Fortalecimento da Economia Solidária no Território Quilombola da Bacia e Vale do Iguape – Cachoeira-Bahia-Brasil - Alberto V. de C. Filho; Crispiniano de A. Costa; Tatiana R. Velloso; Vanderson S. dos Santos. (UFRB-BA)
Relato de Experiência de Instituto Pacatu (Santa Bárbara, BA)
Relato de Experiência de Coordenação de Educação de Jovens e Adultos do município de Irará/ Bahia
Relato de Experiência de Projeto Zé das Congas (Feira de Santana, BA)
Sessão 4

Sociedade, Estado, Economia Popular e Solidária: políticas públicas
Contribuciòn de las entidades públicas en el fortalecimiento de la economía social y solidaria en el Ecuador: una mirada desde los actores sociales - Ana Castro Medina (Universidad Politécnica Salesiana, Ecuador)
Centro Público De Economia Solidária (Cesol): mudanças na arena das Políticas Públicas - Joaquim Alves de Oliveira Neto (UFBA-BA)
O papel do Estado como indutor do desenvolvimento de empreendimentos da economia popular e solidária: entre dar o anzol e ensinar a pescar - Samuel Santos Carvalho (UFBA-BA)
O papel do centro público de economia solidária no desenvolvimento local: estudo de caso do Centro Público de Economia Solidária do Território do Portal do Sertão - Sostenes Aroeira da Luz (UFRB-BA)
Políticas públicas e o primeiro plano nacional de economia solidária - Uirã Santa Bárbara Oliveira (UEFS-BA)
Relato de Experiência de Raízes do Sertão (Guanambi, BA)
Relato de Experiência de Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semi-arido da Bahia – FATRES (Valente, BA)
Sessão 5

Economia Popular e Solidária e o Direito
Reflexões sobre um direito popular e solidário: rompendo a barreira econômica-positivista - Vera Letícia de Oliveira Silva (UEFS-BA)
Grau de formalidade e direitos trabalhistas: uma análise dos empreendimentos solidários no Brasil - Daniel N. Silva; Sylvio Antonio Kappes (UFRGS – RS)
A busca da formalização jurídica como mecanismo de consolidação das iniciativas de economia popular e solidária - Emile L. Oliveira; Flávia Pita (UEFS-BA)
Trabalho associado na bahia: em questão a (des)proteção social?! - Hudson S. dos Santos; Carla A. de Castro; Maria José A. de Souza (UFF-RJ)
Análise das relações de trabalho à luz do processo de incubação da cantina do módulo 1 da Universidade Estadual de Feira de Santana - Maria Luiza Souza Mendes de Araújo (UEFS-BA)
A experiência da associação contraponto e sua relação com a Universidade - Tabata Silveira dos Santos . Artur Peçuso Waismann (UFRGS-NEA-RS)
Relato de Experiência de RECORTES - Rede de Costura de Empreendimentos da Economia Solidária (Salvador e região metropolitana, BA)
Sessão 6

Sociedade, Estado, Economia Popular e Solidária: o espaço rural
Impacto do programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar (PRONAF): uma análise comparativa entre a realidade do assentamento Salete Strozak (Guiratinga -  MT) e a dos produtores familiares de Feira de Santana – BA - José Roberto S.de Souza. Flávia A. Pita (orientadora) (UEFS-BA)
A contribuição do PAA e PNAE para o desenvolvimento local: um estudo nas colônias Iapó, Santa Clara e vizinhança - Alcione Lino de Araújo, Bethânia Ávila Rodrigues,  Leomara Battisti Telles, Mônica Cristine S. Vaz , Juliana Vitória M. Bittencourt (Univ. Tecnológica Federal do Paraná – PR)
Economia solidária para a agroecologia: cooperação interinstitucional - Isabel Viegas; C. Azevedo; S. M. R. Veja; A. C. C. Marchiori; V. O. Kadry; C. N. A. Lima; I. B. Giacomini; S. A. Ballabio; F. Miranda; C. M. Módena (Agência Paulista de Teconologia dos Agronegócios – SP)
Políticas públicas de fomento aos empreendimentos solidários na microrregião de Iporá-GO (2013-2015) - Aline dos Santos Sousa, Rosenilda Maria de Moraes Silva e Margot Riemann Costa e Silva (PUC-GO)
Políticas públicas para el cooperativismo agropecuario en Cuba. Avances y desafíos. - Arisbel Leyva Remón (Univ. de Granma – Cuba)
Relato de Experiência de Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia – CEDASB (Bom Jesus da Serra, BA)
Relato de Experiência do Grupo de Artesãos(ãs) da ABPAGI (Ituberá, BA)


GT03 - PÔSTERES
Adriane C. de Almeida; Alessandra B. Azevedo(UFRB-BA)
Programa Mais Gestão: novos horizontes para o curso de tecnólogo de gestão de cooperativa da UFRB
Ângelo Cavalcante (UEGO – GO)
Economia social como ruptura cotidiana com a cultura da burocratização
Christian S. L. de Carvalho ; Ingrid Luiza C. Lavigne ; Ricardo A. Rocha (UESC-BA)
População em situação de rua: diálogo fenomenológico heideggeriano entre economia solidária, desqualificação social e silenciamento
Edinaldo de O. Alves Sena; Alicia R. Olalde; Paulo S. O. da Silva (UFSE – SE)
Agricultura familiar e a alimentação escolar: uma busca da identidade rural
Euzimar Cordeiro Carneiro (UNEB-BA)
Empreendimentos econômicos solidários: uma breve análise da Arco Sertão Central
Lino Carneiro Junior
A comunicação das lutas populares: os desafios do MOC para fortalecer a comunicação comunitária no Território do Sisal
Liziany C. Santos, Flávia A. Pita; José Raimundo O. Lima (UEFS-BA)
A mediação como ponte para o fortalecimento da economia popular e solidária
Maria de Fátima C. S. Marinho; Tania das Graças de S. Teixeira (UEFS-BA)
PAA: Mecanismo para a socialização da agricultura familiar em Conceição da Feira - BA
Natália P. da Silva; Joab Almeida; Lillian Ma de M. Alexandre (UFSE – SE)
Turismo como ferramenta de inclusão em comunidades tradicionais: um estudo de viabilidade no povoado Crasto – SE
Quarta – 16.03.2016
16:00
Credenciamento
19:00

Abertura
Conferência inaugural

Quinta – 17.03.2016
Manhã
8:30 às 10:30
GT01 – Sessão 01
GT01-Sessão 04
GT01 – Sessão 7
GT02-Sessão 1
GT03 – Sessão 1
GT03-Sessão 4
10:30 às 11:30
Apresentação de pôsteres – GT01
11:00 às 12:30
Painel – tema GT01
Tarde
14:30 às 16:30
GT01 – Sessão 02
GT01-Sessão 05
GT02 – Sessão 2
GT02-Sessão 3
GT03 – Sessão 2
GT03-Sessão 5
16:30 às 17:30
Apresentação de pôsteres – GT02
17:00 às 18:30
Painel – tema GT02


Sexta – 18.03.2016
Manhã
8:30 às 10:30
GT01 – Sessão 03
GT01- Sessão 06
GT02 – Sessão 04
GT03 – Sessão 3
GT03- Sessão 6
10:30 às 11:30
Apresentação de pôsteres – GT03
11:00 às 12:30
Painel – tema GT03
Tarde
14:30 às 17:00
                                               Mesa Redonda
17:30 às 19:30
                                                Encerramento