1. Comunicações Orais
a. Proponentes
Pesquisadores, Extensionistas e/ou
Professores vinculados a Universidades Públicas ou Privadas, Estudantes de
Graduação e Pós-graduação.
b. Forma de submissão da proposta
Envio ao endereço eletrônico ciepsuefs@gmail.com de resumo
expandido, redigido em português ou espanhol, em arquivo .doc ou compatível
com Word, na forma do modelo constante do edital do evento.
O resumo expandido deve ter no máximo 4 paginas, incluídas as referências, utilizando-se margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. Adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023 e NBR10520). Fonte arial. Título em maiúculas, tamanho 14, negrito e centralizado. Autor(a)(s) em tamanho 12, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula.Todo o restante do texto, tamanho 12, exceto citações longas, fonte 11. Sub-títulos em maiúsculas e negrito. Texto com recuo na primeira linha de 2 cm, exceto sub-títulos. Espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, exceto citações longas e referências, com espaçamento simples. Sem espaços extras entre os parágrafos, exceto referências, separadas por um espaço simples. Texto justificado, inclusive referências. Português ou espanhol.
O resumo expandido deve ter no máximo 4 paginas, incluídas as referências, utilizando-se margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. Adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023 e NBR10520). Fonte arial. Título em maiúculas, tamanho 14, negrito e centralizado. Autor(a)(s) em tamanho 12, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula.Todo o restante do texto, tamanho 12, exceto citações longas, fonte 11. Sub-títulos em maiúsculas e negrito. Texto com recuo na primeira linha de 2 cm, exceto sub-títulos. Espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, exceto citações longas e referências, com espaçamento simples. Sem espaços extras entre os parágrafos, exceto referências, separadas por um espaço simples. Texto justificado, inclusive referências. Português ou espanhol.
c. Apresentação
As propostas aprovadas serão
distribuídas em diferentes sessões dos Grupos de Trabalho. O(a)(s) autor(a)(s)
disporão de 15 minutos para apresentação do trabalho, de forma oral. Após as
apresentações haverá oportunidade para discussão entre os presentes, cabendo à
Coordenação do GT a administração do tempo disponível, considerando o número de
apresentações e o razoável consenso dos participantes, concedendo-se aos
apresentantes, ao final, tempo para considerações finais.
Podem ser utilizados recursos visuais,
com o uso de projetor. O(a)(s) autor(a)(s) deverá disponibilizar o respectivo
arquivo digital à Coordenação do GT no início de sua respectiva sessão.
Comunicações orais e relatos de
experiência dividirão as mesmas sessões, sendo objetivo da metodologia proporcionar
o diálogo e a troca entre o conhecimento científico e os saberes e a práticas
populares.
d. Apresentação do texto completo para
publicação nos Anais.
A versão final dos trabalhos efetivamente
apresentados, em formato de artigo acadêmico, poderá ser encaminhada até
15.04.2016, por meio do endereço eletrônico ciepsuefs@gmail.com, para fins
de publicação nos Anais do Evento, que serão disponibilizados em formato
virtual.
Os textos poderão ser em português ou espanhol.
Estabelecem-se como critérios formais para os artigos:
- de 12 a 15 páginas tamanho A4 (margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm), fonte Arial; espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, exceto citações longas e referências, com espaçamento simples; sem espaços extras entre os parágrafos, exceto referências, separadas por um espaço simples; texto justificado, inclusive referências, exceto título e autores, centralizados; parágrafos com recuo na primeira linha de 2 cm, exceto sub-títulos e referências.
- título em maiúsculas, tamanho 14,
negrito e centralizado; nome(s) autor(a)(s) em tamanho 12, negrito,
centralizado, separados por ponto e vírgula, seguidos de nota de rodapé em que
se indique titulação acadêmica, instituição de origem e endereço eletrônico;
- todo o texto com fonte tamanho 12,
exceto citações longas, fonte 11, e título do artigo, fonte 14. Sub-títulos em
maiúsculas e negrito, padrão ABNT.
- estrutura do artigo contendo, nesta
ordem: título, autores, resumo (até 150 palavras), palavras-chave (até três),
introdução, subtítulo(s) de desenvolvimento, conclusão, referências.
- adota-se o sistema de chamada autor-data,
com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de
Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023 e NBR10520)
- Os casos omissos devem seguir as
regras gerais da ABNT.
- A publicação do texto nos Anais do
Evento pode ser condicionada a correções técnicas sugeridas pela Comissão
Científica do Evento.
2. Pôsteres
a. Proponentes
Estudantes de Graduação e
Pós-graduação.
b. Forma de submissão da proposta
Envio ao endereço eletrônico ciepsuefs@gmail.com, de resumo,
redigido em português ou espanhol, em arquivo .doc ou compatível com Word,
na forma do modelo
constante do edital do evento.
Apresentam-se tema, objetivos e metodologia adotada na pesquisa ou atividade de extensão que ensejam a comunicação. Expõem-se principais perspectivas e fontes teóricas adotadas. Apresentam-se principais conclusões alcançadas na pesquisa ou atividade de extensão a ser relatada no pôster. Texto contínuo, em um só parágrafo, contendo de 200 a 500 palavras. Fonte arial. Título em maiúsculas, tamanho 14, negrito e centralizado. Autor(a)(s) em tamanho 12, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula. Todo o restante do texto, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, Referências em espaço simples, ordem alfabética, separadas por um espaço simples. Texto justificado, inclusive referências. Margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. Adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023 e NBR10520). Português ou espanhol.
Apresentam-se tema, objetivos e metodologia adotada na pesquisa ou atividade de extensão que ensejam a comunicação. Expõem-se principais perspectivas e fontes teóricas adotadas. Apresentam-se principais conclusões alcançadas na pesquisa ou atividade de extensão a ser relatada no pôster. Texto contínuo, em um só parágrafo, contendo de 200 a 500 palavras. Fonte arial. Título em maiúsculas, tamanho 14, negrito e centralizado. Autor(a)(s) em tamanho 12, negrito, centralizado, separados por ponto e vírgula. Todo o restante do texto, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 linhas, Referências em espaço simples, ordem alfabética, separadas por um espaço simples. Texto justificado, inclusive referências. Margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. Adota-se o sistema de chamada autor-data, com referências ao final, de acordo com regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 6023 e NBR10520). Português ou espanhol.
c. Apresentação
As propostas aprovadas serão
apresentadas no formato de pôster, que serão expostos nos espaços e horários determinados
pela Coordenação do Evento, ensejos em que deverá se fazer presente pelo menos
um(a) dos(as) autores(as) do trabalho, para esclarecimentos ao público
interessado.
O pôster deverá obedecer à dimensão
total de 0,90m de largura x 1,00m de altura, tipo Banner.
No pôster devem constar: título do
trabalho (idêntico ao da proposta apresentada); nome do(a)(s) autor(a)(s) e
suas instituições; nome do(a) orientador(a) e agência de fomento da pesquisa,
se for o caso; título do GT a que se relaciona; apresentação geral da pesquisa
ou atividade de extensão com definição de seu tema e objetivos; apresentação
dos procedimentos metodológicos adotados; resultados obtidos e referências.
É permitida também a utilização de
figuras, tabelas, fotos, gráficos e esquemas, além do relato escrito.
Será responsabilidade do(a)(s)
autor(a)(s) o transporte do Banner ao local do Evento e sua afixação no
local determinado pela Coordenação.
d. Publicação nos Anais.
No caso dos trabalhos apresentados em
formato de Pôster somente serão publicados nos Anais os resumos aprovados.
A publicação do texto nos Anais do
Evento pode ser condicionada a correções técnicas sugeridas pela Comissão
Científica do Evento.
3. Relatos de Experiência
a) Proponentes
Iniciativas ou entidades da Economia
Popular e Solidária (cooperativas ou outras sociedades simples, associações,
redes, grupos produtivos informais, incubadoras, projetos ou turmas de EFAs ou
similares etc.) ou Movimentos sociais;
b) Forma de submissão da proposta
Inscrição da proposta, por meio do
formulário eletrônico disponível em no sítio do Evento na internet (http://ciepsuefs.blogspot.com.br/), no prazo estabelecido neste edital,
e de acordo com o quanto disposto no item 5.2
No referido formulário eletrônico a
experiência que se deseja apresentar deve ser descrita de forma simples,
explicando-se, por exemplo, como, onde, quando ocorreu, quais eram seu
objetivos e quais foram seus resultados, que pessoas foram envolvidas.
Para a seleção das propostas pela
Comissão Científica não serão relevantes aspectos formais da apresentação, mas
serão valorados primordialmente:
- a capacidade de as experiência
relatadas representarem, por meio de vivências concretas, as questões em
discussão nos GTs;
- afinidade das experiências relatadas
com o sentido de concretização da Economia Popular e Solidária e do
Desenvolvimento Local.
- potencial emancipatório, valorização
da cultura local e do saber popular, criatividade na superação dos obstáculos
derivados das práticas econômicas tradicionais e da lógica individualista e
competitiva do mercado.
Caberá à Comissão Científica
distribuir os relatos de experiências na programação dos GTs, de acordo com a
afinidade temática.
c) Apresentação
As propostas aprovadas serão
distribuídas em diferentes sessões dos Grupos de Trabalho.
O grupo proponente, por meio do(a)(s)
representantes indicado(a)(s) na proposta, disporá de 15 minutos para apresentação
da experiência, de forma oral, podendo-se adotar formas não acadêmicas (como
música, dança, representação teatral etc.), desde que
sejam capazes de representar a experiência, favorecendo e enriquecendo as
discussões, e de atender o tempo disponível.
Podem ser utilizados recursos visuais
(a exemplo de slides, vídeos), com o uso de projetor. O grupo deverá
disponibilizar o respectivo arquivo digital à Coordenação do GT no início de
sua respectiva sessão.
Após as apresentações haverá
oportunidade para discussão entre os presentes, cabendo à Coordenação do GT a
administração do tempo disponível, considerando o número de participantes e o
razoável consenso dos participantes, concedendo-se aos apresentantes, ao final,
tempo para considerações finais.
d) Publicação nos Anais
A Coordenação dos GTs, com o auxílio
dos Monitores destacados para esta função, será responsável por elaborar, ao
final dos trabalhos, uma síntese das experiências apresentadas.
A Comissão Científica, com base nos
relatos dos GTs, ficará responsável pela redação final da descrição das
experiências, que será publicada nos Anais.